Qual importância de utilizar o protocolo SNMP na sua empresa?

15/03/2021

As redes estão ficando cada vez mais complexas e as empresas precisando ter uma atenção especial em aspectos que antes não necessitavam. Atualmente, há um alto nível de integração entre diversos itens, fazendo com que o acompanhamento do funcionamento e da disponibilidade de todos os dispositivos seja um ponto fundamental para o sucesso.

Por conta disso, surgiu o conceito de monitoramento e gerenciamento de redes. Nas organizações, além de alto volume de dispositivos para acompanhamento, também há o fato de serem de diferentes fabricantes. Isso exige um acompanhamento um pouco mais complexo, no qual é necessário conhecer pontos fortes e aspectos críticos, a fim de não tornar a rede vulnerável.

Para maximizar a eficiência e a produtividade, além de manter as redes estáveis, é necessário ativar funções que possibilitem o controle,  fornecendo mecanismos de análise e de controle de seus dispositivos e recursos. O protocolo padrão para monitoramento e gerenciamento de redes é o SNMP - Simple Network Management Protocol ou Protocolo Simples de gerenciamento de redes. Na prática, SNMP é o protocolo mais usado para saber o que acontece dentro de ativos de redes e serviços. O intuito é diminuir o trabalho manual e, mais importante ainda, ajudar na tomada de decisão.

Na ALGcom, produtos como Fontes Nobreak e aparelhos de Ar-condicionado já contam com protocolo SNMP para auxiliar as empresas, utilizando toda a tecnologia a seu favor. Esse diferencial ajuda, e muito, a otimizar o tempo de administradores, economia de recursos e embasar tomadas de decisão.

Quer aprender mais sobre o como funciona protocolo SNMP nas fontes ALGcom? Recomendamos o artigo abaixo:

5 coisas que você faz com as fontes ALGcom sem sair de casa

Link: http://bit.ly/Fontes_5coisas_sem_sair_de_casa

veja também

Assine nossa newsletter

Em breve novidades para você
* preencha todos os campos *
Iso Bndes Anatel PPB
Iso Bndes Anatel Anatel