O que é RFID? Entenda como funciona essa tecnologia
Aprimorando a eficiência e a segurança
 
22 jun 2023
12dBi_900MHz_0
RFID (Radio Frequency Identification – Identificação por Rádio Frequência) é uma tecnologia utilizada para identificar, rastrear e gerenciar 
desde produtos e documentos até animais ou indivíduos, sem contato e sem a necessidade de um campo visual.

RFID

.

Willian Haeberlin / Projetista | RF Engineer

 

No mundo acelerado de hoje, a necessidade de métodos de identificação eficientes e seguros é mais crítica do que nunca. A tecnologia de identificação por radiofrequência (RFID) emergiu como um divisor de águas neste campo. Ao utilizar campos eletromagnéticos para identificar e rastrear automaticamente tags anexadas a objetos, a tecnologia RFID oferece inúmeros benefícios, incluindo maior eficiência operacional, melhor gerenciamento de inventário, maior segurança e controle de acesso contínuo. Um dos avanços notáveis na tecnologia RFID é o Rain RFID, que revolucionou a maneira como a identificação, segurança e controle de acesso são realizados em vários setores.

 

Entendendo a tecnologia RFID:

 

A tecnologia RFID é baseada no princípio de transmissão de dados sem fio entre um leitor RFID e uma etiqueta RFID. A etiqueta consiste em um microchip que armazena informações e uma antena para comunicação. Quando a tag chega ao alcance do campo eletromagnético de um leitor RFID, ela recebe energia sem fio e transmite seus dados armazenados de volta ao leitor. Este processo de identificação sem contato elimina a necessidade de escaneamento com linha de visão disponível, permitindo a identificação perfeita e rápida de vários itens simultaneamente.

Sistemas RFID pode ser separados de acordo com a frequência de operação. Os sistemas RFID de baixa frequência (LF - Low Frequency) operam em frequência muito baixa, geralmente 125 kHz. A transferência de dados entre tag e leitor acontece por acoplamento indutivo e, por isso, o alcance é de apenas alguns centímetros e a leitura de várias tags ao mesmo tempo não é possível. Controle de acesso é sua principal aplicação. O RFID de alta frequência (HF - High Frequency) opera geralmente em 13,56 MHz. A energia e os dados são transferidos entre o leitor e a etiqueta por acoplamento de campo próximo. O alcance pode ser estendido para 1 metro, mas não muito mais. Já os sistemas RFID de ultra alta frequência (UHF - Ultra High Frequency) são os únicos sistema que realmente usam ondas irradiadas para comunicação, como resultado do uso de bandas de frequência próximas a 900 MHz, sendo 902 a 928 MHz a mais comum. As principais vantagens são o maior alcance, que pode chegar a 20m mesmo para tags passivas, a capacidade de ler vários tags ao mesmo tempo e o baixo custo dos tags. RAIN (Radio IdentificatioN) RFID também é um sinônimo do RFID UHF, especialmente após o desenvolvimento do padrão Gen2. Novos projetos de RFID estão usando principalmente UHF (RAIN) em oposição a LF ou HF devido a suas vantagens técnicas.

A tecnologia RFID consiste em dois componentes principais: etiquetas RFID e leitores RFID.

 

A tag, também chamada de inlay, é composta por um microchip, que armazena as informações, e uma antena para comunicação. Embora existam tags ativas, elas são principalmente passivas. Assim, quando a etiqueta chega ao alcance do campo eletromagnético de um leitor de RFID, ela recebe energia. Ele reúne energia suficiente para ativar seu microchip e, então, transmite seus dados armazenados de volta ao leitor. Esses dados geralmente consistem apenas de um código identificador. Este processo de identificação elimina a necessidade de escaneamento na linha de visão, permitindo a identificação perfeita e rápida de vários itens simultaneamente.

Enquanto que as etiquetas RFID são anexadas a objetos e transmitem dados, os leitores RFID são responsáveis por irradiar a energia para ativar a etiqueta, para capturar e processar os dados enviados por elas. Uma parte integrante dos leitores RFID é a antena, que desempenha um papel crucial no desempenho do sistema. As antenas são responsáveis por transmitir e receber sinais de rádio entre o leitor e o tag. Suas características mais importantes são: o Ganho, que define a faixa de distância em que os tags serão lidos; o Padrão de Radiação, que define a área coberta; e VSWR, que é uma medida de qualidade de quanta energia entregue à antena é realmente irradiada.

 

Benefícios da tecnologia RFID:

 

1 - Maior Eficiência Operacional: A tecnologia RFID permite a captura rápida e automatizada de dados, reduzindo significativamente o tempo e o esforço necessários para a identificação de itens. Ele aumenta a produtividade simplificando processos como gerenciamento de estoque, logística da cadeia de suprimentos, rastreamento de ativos e gado, controle de acesso e muito mais. As aplicações são infinitas. Com RFID, as empresas podem identificar e localizar itens com precisão e rapidez, levando a operações mais suaves e custos reduzidos.

 

2 - Gerenciamento de estoque aprimorado: as etiquetas RFID fornecem visibilidade em tempo real dos níveis de estoque, permitindo que as organizações otimizem seu  estoque. Ao rastrear os itens ao longo de sua jornada, as empresas podem monitorar os níveis de estoque, evitar faltas de material, minimizar o excesso e melhorar a previsão de demanda. Esse nível de precisão ajuda as empresas a otimizar sua cadeia de suprimentos, reduzir perdas e fornecer um melhor atendimento ao cliente.

 

3 - Maior segurança: a tecnologia RFID oferece recursos de segurança robustos que auxiliam na prevenção de falsificação, roubo e acesso não autorizado. As tags podem ser criptografadas para proteger informações confidenciais eselos invioláveis podem ser adicionados para detectar qualquer interferência não autorizada. Além disso, os sistemas RFID podem ser integrados com sistemas de controle de acesso para garantir que apenas pessoas autorizadas possam acessar áreas restritas. Essa segurança aprimorada ajuda as empresas a proteger seus ativos e dados confidenciais.

 

A necessidade de métodos de identificação eficientes e seguros tem se tornado crítica em uma grande quantidade de aplicações. A tecnologia de Identificação por Radiofrequência (RFID) emergiu como um agente transformador nessa área. Ao utilizar campos eletromagnéticos para identificar e rastrear automaticamente etiquetas colocadas em objetos, a tecnologia RFID oferece inúmeros benefícios, incluindo maior eficiência operacional, aprimoramento na gestão de estoque e segurança reforçada. Um dos avanços notáveis na tecnologia RFID é o Rain RFID, que revolucionou a forma como a identificação é realizada em diversas indústrias.

 

Conclusão:

 

A tecnologia RFID revolucionou os processos de identificação, oferecendo uma série de benefícios, como maior eficiência operacional, melhor gerenciamento de estoque e maior segurança. O Rain RFID, com suas capacidades de longo alcance e captura de dados em alta velocidade, elevou a identificação a outro nível. A medida que as indústrias continuam a adotar a tecnologia RFID, podemos esperar ainda mais avanços que simplificarão ainda mais os processos e elevarão a eficiência dos sistemas de identificação em vários setores.

 

 Quer saber mais sobre a RFID? Contate nossa equipe e analise o melhor cenário de aplicação da tecnologia!

 

   E aguarde que em Julho/2023, teremos em nosso portfólio de antenas.

 

   ALGcom, Há 20 Anos Transformando Ideias em Futuro.